quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Profissões obsoletas. Ou não.

Com a rotina profissional de muitas viagens (sempre para o mesmo lugar), fiquei intrigado com uma coisa que percebi
nesse vai-e-vêm na rodoviária: com tantas malas com rodas, alguém utiliza os serviços do carregador de malas?
Não sei se é comum em todas as rodoviárias do mundo, mas aqui em Porto Alegre, existem alguns "tiozinhos" (denominamos
assim, as pessoas mais velhas que nós mesmos) que ficam com carros-de-mão, perambulando pela rodoviária em busca de algum
cliente, cheio de malas, sacos e pacotes que possam, por eles, serem carregados.
Essa é uma profissão que sofreu com a simples invenção das malas com rodinhas, que em um primeiro momento, nos parece uma
invenção ridícula de tão óbvia, mas que nem sonhamos com a consequência disso. E me pergunto: como se reinventar em profis
sões obsoletas?
Lembro que quando eu era jovem, ou seja, a long time a go...existiam as telefonistas, lojas com cabines telefônicas - para
aqueles que não tinham como comprar um telefone fixo (o celular era uma realidade apenas em filmes de ficção científica) e
que também vendiam fichas telefônicas (quem lembra delas, marcadas com a palavra "LOCAL"?), os Fuscas eram quase um padrão
na frota de táxi da capital gaúcha, existiam cursos de datilografia, walkman, fitas K-7, LP´s, dentre outras coisas que não
mencionarei, por uma questão de preservar minha idade (ou para não dizerem que fui a inspiração para a música "Eu nasci há
10.000 anos" do Raul Seixas).
Toda evolução ou modernização traz consigo um "Oceano Azul" que, na maioria das vezes, é ignorado por muitos e nagevado por
poucos visionários que, quase sempre, colhem o sucesso como prêmio de sua loucura no passado.
Mas e os carregadores de malas? O que eles poderiam ter feito para não ver sua profissão, praticamente, ser exterminada?
Oportunidades para se formar em alguma profissção é o que não faltam, mas o que será que os levam a crêr que aquela continua
sendo uma boa oportunidade de ganhar dinheiro? Mistério.
Quem sabe um dia eu não volto pra casa com muitas caixas de morango e, na contratação de um carregador, descubro o porquê
disso. Ou não.

Um comentário:

Eduardo Grando de Andrade disse...

Tenho certeza que se avaliarmos mais de perto listaremos mais dezenas de profissoes que desaparecem nos ultimos 20 apenas em funcao das tecnologias. E listaremos outras centenas que ainda irao aparecer.

Otima postagem. Parabens. Interessante este ponto de vista.

Aquele abraco