quinta-feira, 22 de julho de 2010

Feliz dia do Amigo - Atrasado, mas de coração.

Há uns dias atrás houve a “comemoração” do dia do amigo, mas só hoje eu consegui escrever algo sobre. E isso, nada mais é do que a representação do momento em que me
me encontro: completamente sem tempo, mas com muito foco.
Porém, não poderia deixar passar esta data - não que eu dependa de datas para me lembrar dos amigos - para registrar aqui, um pequeno texto, o famoso "textículo",
sobre como essas pessoas que fazem, fizeram ou farão parte da minha vida, tem um significado muito maior que a palavra "amigo" pode representar...

A vida é uma eterna evolução, embora muitas pessoas insistam em "querer" - as aspas são para dar maior ênfase no tempo perdido para tal - parar no tempo, fingir
que o mundo à sua volta não está mudando, que as prioridades em comum já não são mais as mesmas, que os círculos de convivas se alteraram e outras situações que, a cada nascer
do sol, todos nós compartilhamos. Uns mais, outros menos.

E assim caminha a humanidade.

Mas onde eu quero chegar - e vou, senta aí - é que, mesmo diante de tantas idas e vindas, fusões e confusões, vai-e-vem, vem-e-vai, o sentimento de amizade
é sempre o mesmo. E é exatamente isso que diferencia o amigo (ou amiga, para fazer justiça às várias que tenho e amo) do parente: você convive porquê você GOSTA, não porquê é obrigado. E mais: ao contrário da sua mãe - que te cobra que você não ligou, não a ama mais, não lembra dela, blá, blá, blá fala com a minha mão -
o amigo fica feliz quando recebe uma ligação sem esperar, sem marcar hora, sem avisar.

Essa é a magia da amizade: o sentimento simples, puro e sem cobrança.

Amigo é aquela pessoa com quem você pode ficar anos sem contato – né, Adriano – e, após reencontrá-lo, pode ter uma prosa com a sensação que o tempo foi pausado, que o hiato existente até então, foi apenas um pause, um “segura aí que eu já volto”. Amigo - PRA MIM - é isso!

Alguém que vai te ouvir, falar abobrinhas, achar graças da sua piada infame, atravessar a atmosfera, quase pisar na Lua e te falar baixinho: "desce, desce.." - Grahzziellyh, it´s to you - e tu concordares com o discordar dela, sem objeção e não sobrar a menor mágoa, muito menos rancor. Amigo fala a verdade, tem coragem de dizer que estás errado mesmo sabendo que tu sempre sonhou em pegar aquela “gata” – mas era um traveco – correndo o risco da separação, do distanciamento.

Assim como cantou o Rei (o RC - Roberto Carlos, meu grande ídolo), eu também quero ter um milhão de amigos. Mas não no Orkut, no Facebook ou no MSN, mas sim, na vida real. Mas você pode dizer: “Ah...mas ninguém consegue conviver com tantos amigos!”. Sim, óbvio. Nem é preciso. Amizade estabelecida não precisa de convivência para sobreviver. Ela precisa de lembranças, boas lembranças. Um carinho à distância já satisfaz, repõe as energias, recarrega a bateria e nos faz sentir saudade e a partir daí, cabe à cada um tomar a iniciativa de diminuí-la. Amizade é uma via de duas mãos. É transparente.

Aos amigos mais próximos, mais distantes, os que pensam que são e os que pensam que não são: feliz dia do Amigo. Com “A” maiúsculo, “A” de amor, “B” de baixinho...ops...

E pra vocês, minha homenagem:



Fiquem com Deus, se cuidem e mandem notícias!

3 comentários:

Luciane disse...

Oi, Jurânio!
Feliz Dia do Amigo!
Bacana o seu textículo! Mesmo! :))
Um grande beijo desta que em um período, não muito distante, já compartilhou muitos momentos de amizade - festas da turma, Amigo Punk, churras, etc... Que tempo bom... que um dia pode voltar em nova versão. Dá uma espiada no meu orkut pra conhecer o meu piá! Lindo demais: Lucas!
Beijo, me liga! heheheeh

Unknown disse...

Juca!!!!
Sem palavras....
FELIZ DIA DO AMIGO!!!
Tu sabe o que tu e a minha amiga Grazi representam pra mim né...
Adoro vocês!!!

Unknown disse...

Ah, pára... baita sentimentalóide... Tô cagando pras essas tuas escritas e considerações amigotemporais. Vai te fuder, me liga e vamos tomar um trago, seu cagalhão!

Viu, amigo fala assim e ainda dá risada! Hahahaha...

Beijão seu viadinho, tô com saudade do amigo!