sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Quantos amigos você têm?

Com o passar do tempo - que nos faz amadurecer e entender melhor o ser humano - a nossa lista de características que as pessoas devem possuir para ter o prazer da nossa amizade, se altera e nos faz ficar cada vez mais exigentes. Ou intolerantes.

Lembro bem que quando eu era criança, o principal requisito para ser meu amigo era ter disponibilidade para brincar, na hora que eu queria e podia, lógico. Até hoje eu tenho contato com o meu primeiro amigo, amizade esta que data do início da década de 80 e, apesar de um grande vácuo no relacionamento, sempre que o vejo a alegria emanada de ambos é a mesma. Como se fôssemos brincar de derrubar bonecos de guerra - que alinhávamos no meio da sala - com uma bolita (bolinha de gude ou bila, como se diz no nordeste).

Na adolescência, a fase mais crítica para o envolvimento com pessoas de caráter duvidoso, era a disponibilidade para se fazer qualquer coisa, em qualquer lugar, sem hora marcada. A grande emoção era sair e curtir a sensação - e ter a impressão errada - de que não se tinha hora pra chegar. Ah claro, ter bons contatos femininos era sempre bem vindo. E, preenchendo este requisito, muita gente se tornava amigo e amiga...

Já na fase adulta, é chegada a hora da peneira. E da troca de amizades.
É basicamente como se fazia com as figurinhas repetidas e que nunca serviram para completar o álbum.
No início, é praticamente uma suruba: tome um, me dá dois, leva três, devolve seis. Mas no decorrer do processo, as afinidades vão aflorando e a convivência, que em outrora dependia de terceiros, passa a ser mais próxima e verdadeira. E eis que surge a verdadeira amizade.

Pensei em escrever sobre isso por ter o hábito de ler o "Para" dos e-mail´s que recebo e, a cada endereço listado, repasso os momentos que passei, passo ou passarei com algumas pessoas. E isso me faz feliz e triste ao mesmo tempo.
Sinto saudades de algumas coisas, como toda pessoa "normal" (desculpe a pretensão =] ), mas ao mesmo tempo penso que o que rolou em tempos distantes não vai se repetir mesmo, afinal de contas, o mundo gira, o tempo passa, as prioridades se alteram e fila anda. Até nas amizades.

E assim sigo, fazendo um novo amigo a cada dia e sempre lembrando do trecho daquela música dos Cowboys Espirituais que diz: "Eu não quero dizer isso, mas o mundo é maior que o teu quarto...".

Fui...ainda tenho muita gente pra conhecer.

Nenhum comentário: